25 de ago. de 2009
Cybotage - Game Play Video
Cybotage é meu primeiro jogo, sei que normalmente o pessoal começa com um puzzle ou algo mais simples, mas a idéia que eu tive foi de um jogo plataforma em 3D. Dá para avaliar um pouquinho do poder do XNA para prototipagem.
Aqui estão os links:
Gameplay Parte 1 (Youtube)
Gameplay Parte 2 (Youtube)
Antes que perguntem...
- DumontX é o nome do port de minha engine para XNA, tenho trabalhado numa engine desde o ano passado e portei o código e shaders para XNA este ano.
- O vídeo está em inglês porque planejo mandar isso para o pessoal de suporte a desenvolvedor da MS, sem kit de desenvolvimento vai ser um porre implementar o resto das idéias. Quero usar Havok ou PhysX para economizar o tempo de ter de escrever IK e Ragdoll eu mesmo.
Leia Mais!
9 de jul. de 2009
BRGames 2009 – Ame-o ou deixe-o
Cada um vê o prêmio por um ângulo, para alguns é pouco, para outros uma mão na roda e claro que cada um de nós deve saber onde o calo aperta. Mas, quantos de nós podemos afirmar que tem hoje R$70 mil de budget para desenvolver um demo?
Nosso grande diferencial “ao menos por enquanto” ainda continua sendo talento barato - tanto que a maioria do dev que opera aqui é Outsource - ou seja, a incrível capacidade brasileira de fazer o máximo com o mínimo. Se a indústria profissional está nesse pé, por que nós independentes poderíamos esperar condições diferentes?
Sei que é meio tarde para encorajar alguém a tentar (inscrições já se encerraram), mas que tinha diversas maneiras para driblar a maioria das preocupações que eu vejo o pessoal manifestando isso tinha. Era só uma questão de ser inventivo e saber um mínimo sobre direito autoral.
Uma das preocupações que eu mais ví foi o: “E se roubarem minha idéia?!”. Gente, você sabe como registrar um manuscrito na Biblioteca Nacional? Custa uns R$ 35,00 e você pode pegar a ficha de inscrição na Internet aqui ó: FBN. Aí, simplesmente você registra seus personagens, história do jogo ou o que quer que caracterize a sua IP. Se o fator UAU do seu jogo for mecânica – o que seria difícil considerando que a maioria dos jogos são variações de outros em termos de game play - aí já é um pouco mais caro patentear no INPI.
Mas, há também o lado positivo de mostrar sua idéia para outras pessoas - 1 chance em 1 milhão talvez, mas ainda realisticamente - esta exposição pode te conseguir um negócio futuro ou mesmo um contato. Quanto antes percebermos de que uma idéia, mesmo que maravilhosa não vale um centavo se só ficar trancada numa gaveta melhor.
A outra preocupação mais vista: “Tem que arrumar uma empresa de games para co-produzir”.
Bom, na seção de perguntas freqüentes a co-produtora não precisa ser necessariamente uma empresa de jogos (vide questão 18), mesmo porque, com esta crise acho difícil uma empresa / pequena / de games / brasileira poder tirar todas aquelas certidões necessárias. Ou seja, se você tiver uma empresa de Internet, Design ou Software como parceira, que esteja com as contas em dia, já pode estar participando. É só usar de algum bom senso, a padaria do seu vizinho ou açougue do seu tio não vão impressionar a mesa julgadora.
Também não ignore a possibilidade de falar com alguma empresa de jogos, mas se não conseguir um contrato favorável ou justo, tenha em mente que ninguém é obrigado a fechar negócio com ninguém. Os 70.000 vão ser empregados na empresa que você apontar, o que faz de você o controlador do destino inicial deste investimento, portanto seja profissional, controle a intransigencia e provavelmente pode estar começando um relacionamento de sucesso.
Boa sorte a todos os participantes!
Leia Mais!
8 de jul. de 2009
Filosofia LoneBode - Do it yourself é pouco!
Algumas pessoas (não só aqui como também lá fora) ainda continuam "pregando" que o jeito mais fácil de se ingressar na área - para um dia chegar a fazer seu próprio game - é conseguir:
- Um diploma universitário que "pode" te dar...
- Um emprego numa empresa que "talvez" lhe dê...
- Credenciais e nome suficientes para que "provavelmente" um investidor... ou Dinheiro para que...
- Você produza o seu jogo.
Não é necessária muita imaginação para deduzirmos quantos de nós chegam ao estágio 2 e quantos estancaram ou estancarão, e isso se deve ao próprio modelo existente na indústria. De forma que se conseguir passar pelo estágio 1 e se empregar vai se acostumar à idéia de trabalhar em algum jogo que não o "jogo dos seus sonhos". A maioria dos aspirantes a desenvolvedores se realizam ao chegar aí, e pelos padrões da indústria isso é o normal.
Porém, há duas vertentes importantes a serem consideraradas:
- Nem todo diplomado em Game Design ou aspirante vai conseguir uma colocação na área.
- Nem todo mundo que quer trabalhar com games idealizou passar a vida apenas trabalhando em jogos de outrem.
Se por quaisquer motivos você - como eu - se enquadra num destes dois tipos de pessoa que não podem evitar o chamado de Steve Ballmer, a opção é se tornar o que os americanos chamam de "Lonewolf", ou seja, desenvolver seu jogo sozinho. Podemos considerar também fazer isto com alguns amigos já que sabemos que muitas empresas começaram assim, mas dificilmente um projeto destes dá certo se não houver uma perfeita integração e comprometimento da equipe.
Trocando em miúdos, pode acontecer de perdermos mais tempo tentando conseguir o time do que se simplesmente sentarmos algumas horas por dia e desenvolvermos o jogo. Embora possa até acontecer, é extremamente difícil conseguir real integração e comprometimento das pessoas sem oferecer um "olerite" no fim do mês.
O termo Lonewolf "Lobo Solitário", se aplica quando a pessoa prefere trabalhar sozinha, uma escolha, o que não pode se aplicar aqui. Tentamos os caminhos normais para fazer nossos jogos - dando uma série de cabeçadas na parede - não desistimos - denotando teimosia - não vamos desistir - denotando convicção - definitivamente não é a descrição de um lobo...
Leia Mais!LoneBode Games está On Line!
Após algumas conversas, resolví criar coragem e colocar um Blog no ar. O objetivo do blog é compartilhar informações, opiniões e histórias com outros jogadores, desenvolvedores independentes e "hobbistas" que sejam aficcionados por games.Então se você é apaixonado por jogar, tentar desenvolver ou produzir vídeo games, provavelmente podemos trocar figurinhas aqui no LoneBodeGames.
Aqui em breve você vai encontrar tutoriais, dicas e até alguns fatos engraçados que fatalemente acontecem no dia a dia de um desenvolvedor independente. E claro... Muitas análises de jogos que você pode jogar (não é review, é análise) para colher algumas referências. Também, se tiver alguma dúvida que gostaria esclarecida em um artigo pode entrar em contato!
Um abraço a todos e boa leitura. =) Leia Mais!
